Zeenix: Tectoy fala sobre fabricação no Brasil, preço e garantia
A TecToy ganhou as atenções do público gamer ao anunciar recentemente os consoles portáteis da linha Zeenix. Os dois modelos chegam ao mercado para competir contra dispositivos como o Steam Deck, trazendo especificações interessantes, sistema Windows 11 e até novos jogos no lançamento.
Durante a Gamescom Latam, o Voxel teve a oportunidade de falar com Pedro Caxa, comandante do marketing e games da TecToy. Durante a entrevista, o representante da empresa revelou mais detalhes importantes sobre os produtos da linha Zeenix, incluindo informações sobre fabricação, preço e disponibilidade no Brasil.
Além disso, a companhia também esclareceu detalhes sobre a parceria com a Ayn, após acusações de que a linha Zeenix seria apenas um produto White Label da série Loki, produzida pela fabricante chinesa.
Afinal, Zeenix é White Label do Ayn Loki? TecToy explica
De acordo com Pedro Caixa, a TecToy trabalhou em estreita colaboração com a Ayn, que é especialista em consoles portáteis, quando a companhia estava desenvolvendo os dispositivos da marca Loki. Além de conseguir um “bom preço” para a fabricação do Zeenix, a marca brasileira também teve a oportunidade de auxiliar no desenvolvimento do projeto.
De acordo com o head de marketing, o Zeenix não é um White Label, e isso acontece não apenas por causa da relação da TecToy com a Ayn, mas pelas modificações realizadas no produto brasileiro. O dispositivo conta com diferenças na parte de software e também no hardware quando comparados aos produtos da linha Loki.
“O Zeenix é um produto exclusivo nosso, eles [Ayn] não fazem para mais ninguém. A gente deu nosso pitacos, a gente desenvolveu uma interface do zero, nacional, pra ele, coisa que não tinha no Loki. A gente fez até customização em como o console gerenciar a memória”, explica Pedro Caxa.
Zeenix será fabricado no Brasil?
A empresa também forneceu esclarecimentos a respeito da fabricação e garantia do Zeenix. Segundo Pedro Caxa, o PC portátil não será fabricado inicialmente no Brasil, mas a empresa já tem planos de trazer esse processo ao país, já que a TecToy tem presença no Polo Industrial de Manaus.
“A gente já tem o planejamento de fazer a montagem aqui no Brasil, na Zona Franca de Manaus. Estamos tendo a maior preocupação de fazer isso passo a passo, com muito cuidado. A empresa aprendeu muito com os erros do Zeebo.”
Enquanto os primeiros lotes serão importados, o PC portátil chegará ao país com garantia e assistência técnica. “A gente vai ter assistência técnica, a gente vai ter garantia. Então nossa diferencial vai ser exatamente entender o mercado brasileiro e, sabendo disso, conseguir agir pensando nele.
Qual será o preço do Zeenix? TecToy promete console barato
Em relação ao preço do Zeenix Pro e Zeenix Lite, a TecToy prometeu que revelará novidades nas próximas semanas. Além disso, a companhia disse que pretende entregar um PC portátil barato para o mercado brasileiro, trazendo garantia e assistência técnica.
“Somos a única empresa com um aparelho de baixo custo no segmento de entrada de PCs portáteis [no país]”, explica Pedro Caxa. “A gente já tem outros concorrentes nessa área, mas nós vamos ter o mais barato do Brasil.”
“A gente entende que o público brasileiro tem um receio de gastar R$ 3,5 mil, R$ 5 mil em um produto, que são as faixas que você encontra o Steam Deck, sem garantia, sem assistência, sem nada. “Nós temos essa noção”, conclui o representante da TecToy.
Agora, resta esperar por mais novidades sobre a linha Zeenix nas próximas semanas. Para quem estará na Gamescom, em São Paulo, os consoles já estão em exibição no estande da TecToy.