Xiaomi ultrapassa Apple e vira vice-líder em vendas globais de smartphones

0
19140414663208

A fabricante chinesa Xiaomi ultrapassou a Apple e agora ocupa o segundo lugar do ranking global do mercado de smartphones. Os dados são da Counterpoint Research, que mapeaou o volume mensal de vendas de celulares entre as principais empresas do setor.

De acordo com o relatório, a Xiaomi se manteve relativamente estável nos últimos meses e foi uma das marcas no segmento que mais cresceu ao longo de 2024. Ela se aproveitou de um período de alta e também de uma queda nas vendas da Maçã para ganhar a posição, ao menos momentaneamente.

O gráfico que mostra a briga das três rivais pelo topo do setor de celulares.O gráfico que mostra a briga das três rivais pelo topo do setor de celulares.Fonte:  Counterpoint Research 

Segundo a Counterpoint Research, a Xiaomi enxugou o próprio catálogo de aparelhos e focou em ter um aparelho por categoria de preço, o que ajudou a concentrar as vendas. Além disso, ela retomou as energias em mercados que estava perdendo e se consolidou em novas regiões, tanto nos modelos mais caros quanto nos já populares celulares acessíveis.

A Apple não era ultrapassada pela marca chinesa desde agosto de 2021 e, depois disso, até chegou a liderar o setor ao eventualmente vencer em volume de vendas a Samsung. A sul-coreana chegou a perder o posto mais alto do pódio em alguns meses deste ano e em todo o ano passado segundo algumas fontes, mas voltou a ocupar o topo do ranking no segundo semestre.

A boa fase da Xiaomi

O ranking já pode mudar nos próximos meses com o lançamento da linha iPhone 16 pela Apple, embora a pré-venda dos novos modelos não tenha empolgado a companhia.

A própria Xiaomi também não pretende desacelerar e prepara novos lançamentos para os próximos meses em termos de smartphones. A família Xiaomi 15, por exemplo, será a primeira com o processador top de linha Snapdragon 8 Gen 4 da Qualcomm, enquanto modelos Xiaomi 14T também estão próximos do anúncio.

Um aparelho da Redmi, subsidiária independente da Xiaomi.Um aparelho da Redmi, subsidiária independente da Xiaomi.Fonte:  GettyImages 

No segundo trimestre de 2024, a companhia chinesa teve um desempenho considerado acima das expectativas em termos fiscais. A performance é vista como positiva não apenas na área de dispositivos móveis, mas também pelo sucesso do carro elétrico da companhia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.