Xiaomi revela tecnologia de bateria em estado sólido que promete ser mais segura e resistente

0

A Xiaomi apresentou na quarta-feira (1º) uma nova tecnologia para tornar os dispositivos móveis ainda mais poderosos em termos de autonomia. Trata-se de uma bateria de estado sólido que promete mais resistência, estabilidade e capacidade de armazenamento de energia que as atuais soluções com eletrólitos em estado líquido.

Segundo a empresa, a densidade de energia dessas baterias deve ultrapassar 1.000 watts-hora por litro, o que significa maior capacidade de armazenamento em um espaço menor. Em um teste laboratorial, uma versão modificada do Xiaomi 13 teve sua bateria compacta de 4.500 mAh aumentada para 6.000 mAh, sem alterar as dimensões do celular.

Outra vantagem das baterias de estado sólido é seu desempenho de condutividade em baixas temperaturas. Em ambientes frios, a viscosidade dos eletrólitos líquidos das baterias convencionais aumenta, prejudicando o transporte de íons de lítio.

Materiais de estado sólido mitigam esse problema. Testes da Xiaomi apontaram uma melhoria de 20% na condutividade elétrica das baterias de estado sólido em comparação aos eletrólitos líquidos quando as temperaturas caem para -20 ºC.

Um dos principais benefícios da nova tecnologia é a segurança — especialmente nas mãos de indivíduos que não dominam a manipulação correta de baterias. As baterias de estado sólido são mais resistentes a perfurações acidentais durante o reparo de um celular, por exemplo, diminuindo o risco de curto-circuito, incêndios ou explosões.

A tecnologia ainda não está pronta para produção em massa, afirma a Xiaomi. O grande obstáculo é a segurança na aplicação de cátodos de metal de lítio, que requerem um diafragma inorgânico para evitar que partículas cristalizadas de lítio provoquem curtos-circuitos em casos de danos nas camadas interiores da bateria.

De qualquer forma, a gigante chinesa parece otimista com a nova tecnologia que poderia tornar a autonomia de seus celulares ainda mais vantajosa, além de garantir mais segurança às pessoas que não possuem conhecimento na manutenção desses dispositivos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.