Windows 11: atualização causa lentidão em SSDs e usuários reclamam
A atualização Moment 2 para Windows 11 22H2, disponibilizada pela Microsoft para o público em geral na semana passada, tem causado lentidão em notebooks e desktops que utilizam um SSD como armazenamento principal. Vários relatos sobre o problema surgiram nas redes sociais, nos últimos dias.
Reclamações sobre o desempenho reduzido apareceram principalmente no Reddit. O usuário da plataforma identificado como “mesp21”, por exemplo, afirmou que a velocidade do seu SSD NVMe caiu mais de 50% desde que instalou o update do sistema operacional na máquina.
Na publicação, o internauta diz que a velocidade de leitura da unidade de armazenamento passou de 7.000 MB/s para até 3.000 MB/s, reduzindo-se ainda mais, para 1.000 MB/s, ao ativar o perfil de energia mais equilibrado. E o tópico tem diversas outras queixas semelhantes.
Usuários mostraram prints para comprovar a queda de desempenho do SSD após a atualização.Fonte: Reddit/Reprodução
O usuário “sebascq” diz que o tempo de inicialização do seu notebook passou de 14 para 31 segundos após a atualização do Windows 11, enquanto o “Mrbigdog99” compartilhou um print comparando o desempenho do SSD do seu dispositivo antes e depois da instalação do patch. Os dados sugerem uma redução maciça.
Solução alternativa
Como a Microsoft ainda não se pronunciou sobre a lentidão nos SSDs após a atualização do Windows 11 Moment 2, os próprios usuários buscaram alternativas para acabar com o problema. A desinstalação do update foi a solução encontrada por eles para retomar o desempenho anterior.
Neste caso, é necessário seguir o caminho Iniciar > Configurações > Windows Update > Histórico de atualização > Desinstalar atualizações e selecionar o pacote mais recente para removê-lo. Mas antes de tomar tal decisão, você precisa saber que as correções de bugs da atualização serão perdidas, podendo deixar o PC vulnerável, bem como os novos recursos introduzidos.
A compilação também gerou outros problemas, incluindo falha no calendário do sistema operacional.
Não uso mais windows. Viva o Linux 🙂