Steam recebe 6 novos jogos grátis na semana! Veja lista
A Steam é referência quando pensamos em games de PC e, dentre tantos lançamentos com seus preços variados, a plataforma também recebe uma seleção de jogos gratuitos semanalmente.
É claro que nem sempre essas experiências são completas, servindo apenas como uma demonstração para títulos completos do catálogo. Ainda assim, pode ser uma oportunidade para conhecer algo novo ou se divertir sem muito compromisso no seu tempo livre.
Segundo um levantamento do SteamDB, que traz a público muitos dados interessantes sobre a plataforma da Valve, mais de 338 títulos foram lançados no catálogo só nos últimos sete dias. Pensando nisso, o Voxel traz, a seguir, seis novos jogos grátis que chegam ao Steam nesta semana para conhecer, resgatar e curtir. Confira:
Mirth Melody
Produzido pela Clay Game Studio, Mirth Melody é um joguinho fofo, colorido e aconchegante em que os usuários controlam um carismático patinho chamado Dodo. É possível explorar a floresta, interagir com diferentes itens e animais e tocar violão em um simples joguinho de ritmo.
É interessante notar que a produtora está trabalhando em um outro jogo estrelando o seu personagem, chamado de Mirth Island e que promete até mesmo mecânicas de fazendinha. Ainda não está claro se este novo jogo também será gratuito, no entanto.
Katawa Shoujo
Lançado originalmente em 2012, Katawa Shoujo é um visual novel que chama a atenção pelo seu elenco de personagens, que são crianças PcD. Com estética bishoujo, o jogo conta a história de Hisao Nakai, um garoto que tem sua vida transformada completamente após ser hospitalizado devido a um problema cardíaco congênito.
Com isso, Hisao é matriculado em uma escola dedicada a crianças com deficiências e, apesar das dificuldades, consegue fazer amigos. Segundo a desenvolvedora, o jogo traz cinco rotas possíveis correspondentes a cada uma das heroínas. Além disso, ele tem avaliações bastante positivas e é elogiado pela sua abordagem inclusiva. Infelizmente, o jogo não tem suporte a legendas em PT-BR.
Dark Lord
Dark Lord é um RPG roguelike que promete muita estratégia, aventura e humor. Com visuais desenhados à mão, o jogo coloca o usuário no papel de um Senhor das Trevas que tem de encontrar o delicado equilíbrio entre intrigas políticas e poderio militar.
Com localização em português do Brasil, a premissa de Dark Lord é cultivar territórios, administrar conselheiros que podem apunhalá-lo pelas costas, planejar conspirações e enfrentar missões que chamam atenção pela sua escrita bem humorada. Tudo acontece com um gameplay baseado em cartas e com elementos de visual novels.
Shifter
Shifter é um jogo de plataforma e quebra-cabeças com visuais bastante minimalistas. Como o nome sugere, a ideia é transitar entre dimensões — a da luz e a das trevas — para transformar o mundo ao seu redor e desvendar segredos.
O jogo é fruto de um projeto estudantil e foi publicado pelo Instituto de Tecnologia DigiPen, que tem campus localizados nos Estados Unidos, Singapura e Espanha.
Memento Mori
Descrito como um walking simulator, Memento Mori é um jogo que combina um estilo artístico minimalista e o sentimento de superação do luto. A premissa básica é que o jogador se encontra perdido em uma floresta desconhecida, sem saber se encontrará respostas ou mais perguntas no seu caminho.
A narrativa se dá de forma unicamente visual, pois o jogo sequer tem linhas de diálogo. Por isso, Memento Mori promete uma experiência bastante introspectiva e com margens para interpretação dos usuários, com grandes inspirações surrealistas.
KIBORG: Arena
Com boas avaliações no Steam, KIBORG: Arena é um roguelite de ação e hack and slash. Diferente do que o título dá a entender, ele é uma experiência single-player e que coloca o usuário em lutas contra hordas infinitas de inimigos, que aumentam de dificuldade gradativamente.
O gameplay traz mecânicas como esquiva e parry para conseguir vantagem sobre os inimigos. Com a coleta de recursos, também é possível destravar melhorias permanentes que deixam o personagem mais forte e versátil.