Seagate lança HD com tecnologia HAMR com mais de 30TB
Nova tecnologia HAMR demonstra que os HDDs ainda tem espaço no mercado
A Seagate anunciou na última semana que suas remessas de discos rígidos com mais de 30TB baseados na tecnologia Heat Assisted Magnetic Recording (HAMR) – Gravação Magnética Assistida por Calor, numa tradução livre -, começam a chegar para um de seus clientes.
Esse lançamento para um cliente exclusivo faz parte de uma qualificação final, para que a empresa possa reconhecer sua receita de vendas dos seus produtos de sistemas Corvalut, que são baseados em tecnologia HAMR.
HAMR, uma nova tecnologia para HDDs
Embora possa parecer complexo numa primeira olhada, o HAMR para HDDs, em resumo, é uma tecnologia desenvolvida para elevar a capacidade de armazenamento de dados do HD, mas sem que este tenha que ter as suas dimensões físicas aumentadas. Não só ela, mas outras tecnologias têm sido desenvolvidas para HDDs, o que demonstra que mesmo com o advento dos SSDs, o nosso velho e bom bloquinho de dados não irá morrer. E essa ação da Seagate é justamente uma das etapas que irão dar o retorno à empresa para que ela possa se concentrar na distribuição deste seu novo produto.
“Estamos seguindo bem nossos planos declarados e alcançamos o marco principal na semana passada de enviar unidades de qualificação inicial para um parceiro de lançamento de nuvem, e esperamos reconhecer a receita inicial de plataformas de mais de 30TB neste trimestre como parte de nossas soluções de sistema Corvault“, disse Dave Mosley, executivo-chefe da Seagate, na teleconferência com analistas e investidores no início desta semana.
E ao reconhecer a receita destes novos produtos se entende que a Seagate já o testou, ele foi adquirido e enviado para um cliente em específico que agora o qualificará. No final deste processo a Seagate poderá reconhecer os valores recebidos como receita e temos um novo produto à disposição. É claro que outros testes já foram feitos anteriormente, até com outros clientes ao longo dos anos. A diferença é que agora é um processo de qualificação para início de comercialização desta tecnologia pela Seagate que pretende lançar a sua plataforma HAMR de 2ª geração em discos rígidos convencionais no terceiro trimestre de 2023.
Esses produtos não devem ter grande vazão para o mercado durante esse ano, segundo a empresa. Espera-se que com o tempo o interesse por essa tecnologia aumente e ele encontre seu lugar no mercado.
Os HDDs com tecnologia HAMR terão capacidade de armazenamento superior a 30TB e a empresa declarou que irá oferecer a seus clientes uma densidade de armazenamento sem precedentes para HDDs de 3,5 polegadas. O foco da empresa para o produto neste lançamento são drives nearline ultra-premium e de alta capacidade para datacenters em nuvem de hiperescala.