Robô humanoide pode revolucionar indústria com sua ‘super visão’

0
Captura-de-tela-2024-06-25-140558-1536x836

Modelo da empresa Fourier Intelligence não usa radares e sensores para se locomover; a ideia é usar um sistema de câmeras em 360º

om investimentos cada vez maiores em robôs, principalmente nos humanoides, os cientistas têm ousado mais em suas invenções. A novidade da hora vem da China e atende pelo nome de GR-1, desenvolvido pela empresa Fourier Intelligence.

Olhando de fora, ele se parece com outras máquinas que já existem no mercado, como o H1, da também chinesa Unitree. A grande diferença está na visão deles. Literalmente falando.

A maioria desses robôs modernos possui um conjunto completo de sensores de última geração, incluindo radares e o sistema LiDAR. Só que os engenheiros da Fourier optaram por uma abordagem mais… humana.

O GR-1 possui seis câmeras RGB que possibilitam a ele uma visão de 360 ​​graus do mundo ao seu redor.

Essa configuração também permite a criação de um mapa panorâmico usando os dados da câmera e uma rede neural que aprende com o contexto para gerar recursos espaciais 3D e objetos virtuais.

Como o robô “vê” o mundo

  • Esse vídeo deixa mais claro para a gente o que o robô enxerga a partir desse sistema de 6 câmeras.
  • A câmara RGB recebeu esse nome por causa de Red-Green-Blue, ou seja, vermelho, verde e azul – que são as cores que ela mostra.
  • Esse tipo de equipamento é adequado para caracterizar objetos com base em sua forma, mas não dá muitos detalhes, como mostrou o vídeo.
  • Para os pesquisadores, no entanto, isso foi suficiente para o robô conseguir se locomover com facilidade.
  • De acordo com a equipe, o bot realizou recentemente testes de caminhada ao ar livre e demonstrou “alta eficiência e precisão na detecção de veículos e pedestres ao longo das calçadas” em tempo real.
  • A Fourier afirma ainda que ele é capaz de andar em velocidade com uma marcha semelhante à humana em várias superfícies diferentes.
  • A companhia acrescenta que o humanoide possui uma Inteligência Artificial baseada em um “modelo de linguagem multimodal semelhante ao ChatGPT“.
  • O GR-1 vem ainda com “conhecimento semântico avançado, processamento de linguagem natural e raciocínio lógico”.

Aplicações práticas

Segundo o diretor de pesquisa e desenvolvimento de aplicações robóticas da empresa, Roger Cai, essa tecnologia de câmeras vai permitir que o robô consiga se inserir mais facilmente nas tarefas do dia a dia.

“Com nossa solução de visão pura, o GR-1 está preparado para desempenhar um papel fundamental em diversas aplicações, como reabilitação médica, serviços familiares, recepção e orientação, inspeção de segurança, resgate de emergência e fabricação industrial”, declarou.

O setor médico e de saúde, aliás, sempre foi a prioridade dos executivos da Fourier. No começo do ano passado, a empresa informou que planejava construir robôs humanoides em massa para suprir a escassez de mão de obra e o envelhecimento da população chinesa.

A ideia era que as máquinas pudessem transportar pacientes da cama para cadeiras de rodas e ajudar a pegar objetos, por exemplo. O sistema de câmeras vai ajudar com isso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.