O que é bitrate e como ele afeta qualidade do streaming?

0

O bitrate, que se traduz como “taxa de bits”, é uma medida usada para determinar a quantidade de dados transmitida durante um determinado período de tempo. Normalmente medida em kb/s (quilobits por segundo), ela é um indicador usado para saber quantos pacotes de 1.000 bits são transmitidos a cada segundo.

O bitrate é uma medida usada para todo o tipo de transmissão de dados, sejam eles arquivos via download, comandos em jogos multiplayer ou streaming de vídeo. Neste último caso, a quantidade de pacotes transmitida determina a qualidade final da mídia.

Bitrate não é velocidade de download/upload

É preciso entender que o bitrate não é a mesma coisa que a velocidade de download e upload em uma conexão à internet, embora estejam profundamente ligados entre si.

Em uma transmissão de vídeo por streaming, por exemplo, a velocidade de conexão pode ser mantida igual, sem redução em relação ao máximo contratado pelo cliente junto à operadora. O que pode acontecer, é a fornecedora do conteúdo reduzir ou aumentar o bitrate. Ou seja, a quantidade de pacotes transmitidos por segundo.

Como um bitrate baixo afeta a qualidade do streaming?

Falando especificamente de arquivos de áudio, você deve lembrar da época em que baixar arquivos MP3 era comum. Os usuários davam preferência a arquivos com um bitrate de 320 kb/s, ao invés do padrão, geralmente 128 kb/s ou 192 kb/s.

Isso acontece porque em um fluxo de 320 kb/s, são enviados mais pacotes de informação do que em 128 kb/s, e isso implica diretamente na qualidade do áudio de um arquivo MP3. Basicamente, arquivos com bitrate maior (320 kb/s) trazem mais frequências e detalhes sonoros, que são perdidos em uma taxa menor (128 kb/s).

O mesmo vale para streaming de áudio e vídeo. Com uma taxa de bits menor, perdem-se informações que impactam diretamente na qualidade de uma música, de um filme ou de uma série, mesmo que velocidade de transmissão e resolução sejam mantidas.

Um capítulo de uma série em 4K com bitrate menor apresentará uma qualidade inferior (tanto no vídeo quanto no som) a do mesmo episódio transmitido em uma taxa normal ou mais alta (ainda que ambos sejam 4K).

Como a quarentena levo

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.