Nova atualização do Windows 10 ganha recurso que se torna mais leve

As atualizações cumulativas do Windows 10 serão menores graças a um novo recurso que já está presente no Windows 11. A função permite que os pacotes tomem cerca de 40% menos espaço no armazenamento interno do computador.
A redução no tamanho das compilações acontece graças a uma solução apresentada pela Microsoft em outubro de 2021. No artigo original, a empresa explica como conseguiu aplicar uma série de métodos, incluindo expressões matemáticas, para elaborar o mecanismo.

De forma geral, a companhia substituiu o tradicional método de encaminhar arquivos inteiros no update, direcionando exclusivamente as partes modificadas. O resultado dessas otimizações e aperfeiçoamentos de código geram uma economia de cerca de 40% do tamanho do pacote.
Por conta da novidade, o patch de segurança de abril de 2024 ocupou cerca de 650 MB e o próximo patch de segurança do Windows 10 (referente a maio) pesará menos de 700 MB no armazenamento interno.
A otimização no tamanho das compilações é distribuída para todo o público dentro do patch KB5036979 no Windows 10. Como sempre, o pacote é entregue pelo Windows Update.