Melhor que OLED? YouTuber cria monitor LCD de camada dupla com contraste quase infinito

0

Os monitores OLED ainda são uma alternativa muito cara para a maioria das pessoas, apesar dos benefícios com o contraste infinito graças aos pontos orgânicos que se auto iluminam. Entretanto, o YouTuber Matthew Perks do canal DIY Perks decidiu criar um monitor LCD que tem contraste equivalente ao OLED por si mesmo. Veja qual foi o resultado.

Para criar o monitor de camada dupla, Perks comprou dois monitores de LCD do mesmo modelo, removeu o painel de um e colocou na frente do outro para que ficassem sobrepostos. Como a luz de apenas um monitor não é suficiente para ultrapassar dois monitores, Perks pesquisou e descobriu que um filme de despolarização resolveria o problema, mas ele é muito caro.

Entretanto, uma pesquisa aprofundada mostrou que papel vegetal tem o mesmo efeito, mas foi preciso adicionar uma matriz de LEDs mais forte à traseira do monitor, pois a luz emitida pela original não era suficiente. Agora o papel vegetal foi utilizado para dispersar a luz na tela, criando cores mais vivas e zonas escurecidas profundas.

Veja uma amostra do resultado:

Monitor comum ao lado do criado pelo youtuber. Imagem: DIY Perks

Embora o contraste seja muito bom, o projeto ainda tem algumas limitações. A primeira delas é o consumo de energia, que por ter uma matriz iluminadora maior, tem um consumo total de 250W, além de exigir dois cabos HDMI conectados em cada uma das telas sobrepostas e ventoinhas que precisaram ser colocadas na traseira do monitor para dissipar o calor.

Ventoinhas na traseira do monitor modificado. Imagem: DIY Perks

Perks afirma que o nível de brilho ainda é menor que o original, mas o monitor ficou perfeito para assistir filmes e jogos em um ambiente escuro. Por fim, o youtuber lançou uma página em um fórum com dicas adicionais para aqueles que desejem se aventurar nesta gambiarra e talvez alcançar resultados melhores que os mostrados no vídeo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.