“É impossível não ser comparado”: Roteirista de Rebel Moon explica como novo filme de Zack Snyder é diferente de Star Wars
Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo está disponível no catálogo da Netflix, primeiro filme do ambicioso universo de ficção científica criado por Zack Snyder, mas que tem recebido muitas comparações com Star Wars desde que foi lançado no streaming.
Essas comparações não são totalmente gratuitas, já que Zack Snyder originalmente apresentou Rebel Moon à Lucasfilm como uma ideia de filme para Star Wars – mas acabou não sendo aceita. Foi apenas depois dessa proposta recusada que o diretor começou a desenvolver esse conceito como uma propriedade original, lançada pela Netflix.
Kurt Johnstad, que escreveu o roteiro de Rebel Moon ao lado de Snyder e Shay Hatten, comentou com a Variety sobre as comparações com a franquia Star Wars.
“É impossível não ser comparado a Star Wars. São mundos muito diferentes. Estamos tentando fazer coisas muito diferentes”, explica. “Tenho grande respeito por George Lucas e por tudo o que ele fez durante 50 anos. Ele mudou a forma de toda a cidade, então não podemos dizer que não fomos afetados ou que não absorvemos algumas dessas lições e, cinematograficamente, essas experiências. Seria falso e estaríamos mentindo”.
“A ideia é, se tivermos a nossa própria oportunidade – tal como George foi um completo rebelde nesta cidade e um iconoclasta – como podemos fazer a mesma coisa no nosso tempo? Isso não é um mandato escrito, mas é como, ‘Oh, como posso escrever o tipo de história mais provocativa, inspiradora, interessante, com reviravoltas?’ George usou a jornada do herói de Campbell, assim como nós. Esta é a história de Kora, e ela está no centro do filme”, revela Kurt Johnstad sobre o universo de Rebel Moon.
O roteirista ainda reforçou o quanto Rebel Moon é um universo original e ambicioso. “Zack está tentando fazer algo muito diferente aqui, que realmente não era feito há muito tempo. Este não é um IP. Esta é uma história original. Está sendo criado por centenas, senão milhares de técnicos. Isso é algo realmente ousado”.