Disney pode vender grande plataforma de streaming e fortalecer a Marvel
Uma nova informação do mundo dos negócios afirma que a Disney está considerando vender sua participação majoritária do Hulu para a Comcast e usar parte da receita em favor da Marvel Studios. O assunto tem sido um tópico relevante desde que Bob Iger voltou à presidência da empresa após um ano em que seus estúdios enfrentaram alguns problemas. Agora, com a intenção de recuperar os investimentos que ainda não tiveram retorno, a venda de um dos principais streamings norte-americanos está em questão, de acordo com um analista do Citi Bank em Wall Street.
Embora a Disney possua toda a propriedade intelectual da Marvel, a Universal, da Comcast, mantém os direitos de distribuição de dois personagens da marca: Hulk e Namor, como já explicamos por aqui. Por isso, a Disney não pode lançar um filme sobre eles, mas pode inseri-los como coadjuvantes em projetos como Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, Mulher-Hulk: Defensora de Heróis e a franquia Vingadores. Já a Comcast poderia distribuir qualquer filme centrado neles nas plataformas de mídia da NBCU, como Peacock.
A Disney possui a maior parte do Hulu, o streaming híbrido de assinatura/suportado por anúncios, desde que concluiu a aquisição da 21st Century Fox por US$ 71,3 bilhões em 2019. Sob um acordo do mesmo ano, a Disney pode adquirir a participação restante de 33% da Comcast no Hulu já em janeiro de 2024 – e a Comcast pode exigir que a Disney a compre.
Além dos direitos de exibição, a Universal também pode usar muitos dos personagens da Marvel em seu parque temático na costa leste dos Estados Unidos.
É por esse motivo que o parque Islands of Adventure da Universal em Orlando, Flórida, tem uma área temática com heróis populares da Marvel, mas a Disney não tem o direito de usar o nome e os personagens no Walt Disney World, ao contrário dos outros parques na Califórnia, Hong Kong e Paris. Quando a Disney comprou a Marvel Entertainment, não obteve todos os direitos de licenciamento que haviam sido assinado antes do negócio.