Chip Snapdragon 7 Gen 4 é lançado com NPU melhor para celulares intermediários; confira

Nova plataforma móvel da Qualcomm foca na linha intermediária e será lançada em modelos da vivo e HONOR em breve
Após alguns vazamentos nas últimas semanas, a Qualcomm oficializou a chegada do novo chip Snapdragon 7 Gen 4, voltado para smartphones intermediários com algumas especificações mais potentes. Dentre as melhorias, a empresa destaca a evolução no processador e como já era esperado, na NPU (Unidade de Processamento Neural)
A nova plataforma móvel é sucessora direta do Snapdragon 7 Gen 3, lançado em novembro de 2023. No momento em que esta matéria foi escrita, a Qualcomm ainda não revelou especificações técnicas detalhadas sobre o modelo, mas a nova iteração do chip deve manter o mesmo sistema de oito núcleos.

- Performance da CPU e GPU melhoradas entre 27 e 30%, respectivamente;
- Unidade de Processamento Neural 65% melhor para trabalhar com cargas de trabalho relacionadas com inteligência artificial generativa;
- Compatibilidade com o Stable Diffusion 1.5 e 2x mais memória compartilhada para o sistema;
- Conectividade Bluetooth 6.0 e Wi-Fi 7;
- Suporte para tecnologia de Super Resolução de vídeo, e estabilização de imagem eletrônica via hardware para a câmera;
- Qualcomm Adaptive Performance Engine 4.0 para mais suavidade durante jogos com o chip.
Como aponta o vice-presidente sênior e gerente geral de aparelhos móveis da Qualcomm, Chris Patrick, o Snapdragon 7 Gen 4 é mais uma plataforma movida por IA. “Estamos oferecendo novos níveis de possibilidade na série 7 com experiências orientadas por IA incorporadas diretamente ao hardware, tornando mais fácil do que nunca para os usuários capturar, criar e compartilhar”, explica o executivo.
Quais celulares vão receber o Snapdragon 7 Gen 4?
Como não há tantos detalhes a respeito do Snapdragon 7 Gen 4, resta especular que a Qualcomm novamente usará seus núcleos Kryo nessa nova geração. Contudo, a empresa já adiantou que empresas como HONOR e vivo serão as primeiras a lançar smartphones com essa plataforma.
Inclusive, isso casa bem com o número de vazamentos a respeito do vindouro Honor 400 Pro. O celular intermediário teve boa parte de especificações vazadas em março deste ano, e pode ser um dos estreantes com esse chip.
- Além do Snapdragon 7 Gen 4, o Honor 400 Pro deve ter uma bateria massiva de 7.000 mAh, que seria o chamariz do produto;
- Na tela, é provável que a companhia use um painel LTPS na resolução 1,5K e display curvo de 6,78 polegadas;
- O modelo deve ser lançado ainda em maio e competir com rivais da Oppo e vivo;
- A Qualcomm diz que novos modelos da HONOR e vivo serão anunciados ainda neste mês.