Bedrock: Amazon apresenta IA para rivalizar com ChatGPT e DALL-E
A Amazon é a mais nova companhia a entrar no setor de inteligência artificial (IA) generativa, nos moldes de ChatGPT, Bard, DALL-E e muitos outros. A companhia anunciou nesta quinta-feira (13) o Bedrock, um serviço que fornece meios e ferramentas para que empresas e desenvolvedores construam a sua própria IA e integrem motores criadores de conteúdo em aplicativos.
Ou seja, o novo projeto se diferencia dos concorrentes por não ser um chatbot pronto, mas sim uma plataforma com APIs de construção e escalabilidade, fornecendo uma maneira mais intuitiva de construção de uma nova IA.
A estrutura do Bedrock é parte de uma divisão da Amazon e não uma IA individual.Fonte: Amazon
Isso será possível a partir da escolha de um entre vários modelos fundacionais e, a partir deles, criar aplicativos de conversa, tradução e geração de conteúdos em texto ou imagem.
IAs de peso
Todos os modelos são de desenvolvedores parceiros que integram o Amazon Web Services (AWS). Um dos já disponíveis desde o lançamento é o Jurassic-2, capaz de receber instruções inclusive em português. O já famoso serviço de geração de imagens Stable Diffusion e a Claude, da Anthropic (que tem investimento da Google e aposta em uma IA mais ética), também fazem parte do pacote.
Essa deve ser uma das armas de divulgação da Amazon: enquanto serviços já populares como o ChatGPT dependem de um único motor generativo, como o recém-lançado GTP-4, o Bedrock fornece simultaneamente mais de uma opção e de especializações diferentes.
Por enquanto, o Bedrock será disponibilizado em fase de prévia limitada para alguns clientes da AWS.