Arquitetura Blackweel da NVIDIA deve usar chips TSMC de 3nm [RUMOR]
A NVIDIA já está discutindo o que trará para a próxima arquitetura e alguns leakers afirmam que sabem quais serão os planos da companhia
A arquitetura Blackwell pode estar distante, porém a NVIDIA parece já estar discutindo os detalhes de sua próxima geração e estão já decidindo alguns fatores para o futuro. Leakers revelaram que eles manterão o die monolítico para os GPUs da série 50, ao contrário de se igualarem aos designs de chiplet como do AMD Ryzen 9 7900.
Tanto o canal Moore’s Law is Dead quanto o RedGamingTech afirmam pelo YouTube que eles farão um salto do Ada Lovelace para o Blackwell, movendo dos 4.5nm da TSMC para o tão esperado 3nm. De acordo com eles, na estrutura monolítica que carrega, poderá manter uma performance melhor em até 2 a 2.6 vezes em comparação às placas de vídeo atuais.
No entanto, o flagship GB102 entregará o mesmo que vemos no AD102, com os mesmos 144 SMs. De acordo com os YouTubers, o avanço não será visto com novos hardwares, mas sim de como o design deles podem influenciar todo o desempenho e eficiência. Eles revelam que enquanto os gamers ficarão com o GB102, GB104 e os demais, os workstations terão a presença do GB100 – qual contará com o suporte à memória GDDR7 com memory bus de 384-bit.
Vale notar que eles também clamam que ela será a primeira a permitir que os usuários do PCIe 5.0 atinjam 3 GHz para os GPUs que chegarão diretamente nas mãos dos consumidores. O problema mesmo de tudo isso será o preço, já que a estrutura de 3nm, que é 25% mais cara do que a vista nos discos 5nm. Ou seja, prepare a sua carteira e já comece a economizar a partir de agora.
A NVIDIA em 2024
Considerando o período a cada dois anos que eles inovam a sua arquitetura, é esperado que o Blackwell seja lançado apenas em 2024 – porém ainda não há uma data prevista para a sua chegada e nem mesmo uma revelação oficial da NVIDIA sobre as especificações.
Lembrando a vocês, os planos podem mudar e tudo isso deve ser levado como um rumor até uma apresentação própria da empresa. Os YouTubers podem estar enganados, assim como a companhia pode ver novas tecnologias que queiram implementar dentro do que já estão trabalhando e mudar o seu processo antes de mostrá-lo ao público.
Prefiro AMD 🙂