AMD Ryzen 8000: geração “Granite Ridge” para desktops terá Zen 5, 16 núcleos e mais
A AMD está preparando a geração de processadores da linha Ryzen 8000 que serão lançados no próximo ano. Nesse sentido, parece que a fabricante visa manter o mesmo número de núcleos em seus chips. O mesmo vale para os valores de TDP que os chamados “Granite Ridge” vão operar.
Essas informações vem do canal Moore’s Law is Dead, que já revelou também o possível cronograma de lançamentos da empresa. No entanto, o foco das notícias dessa vez é a linha Ryzen 8000 que chegará em 2024 para os desktops. O calendário divulgado mostra os lançamentos dos componentes no primeiro semestre do ano que vem.
Quanto às características principais dos processadores da AMD, espera-se que eles cheguem baseados na nova arquitetura Zen 5 da empresa. Inclusive, o codinome atual da tecnologia é “Nirvana” e além disso, os chips devem ter variantes com 6, 8, 12 e até 16 núcleos.
O TDP, por sua vez, terá versões entre 65W e 170W. Do mesmo modo, os componentes devem chegar ao mercado por meio do processo de produção de 3 nanômetros da TSMC. Pelo menos, é o que se espera da companhia, visto que ainda não deu para confirmar se os Granite Ridge serão desenvolvidos assim.
Entre as novidades que a próxima geração dos chips deve trazer em seu lançamento, vale citar melhorias tanto na parte da performance quanto na eficiência energética. Além disso, espera-se o uso integrado de Inteligência Artificial, bem como otimização na parte de aprendizado de máquina dos processadores.
Mais sobre a AMD: confira os detalhes sobre os modelos Threadripper de 2024, bem como as APUs “Phoenix 2” que terão RDNA 3 e design híbrido.