Matemático crava rebaixados do Brasileirão e prevê um gigante na Série B

0
Ekran Alıntısı

Em uma briga que preocupa os torcedores, a luta contra o rebaixamento assusta diversos times da parte debaixo da tabela do Brasileirão. Após o término da 31ª rodada, Bragantino e Juventude entraram no Z4 e deram um pouco de alívio para os torcedores do Athletico-PR e Corinthians, mas juntos com o Grêmio e Fluminense, seguem com o radar ligado. Para que as possibilidades sejam postas em dados e números, o Lance! entrevistou o matemático Tristão Garcia para entender o cenário do drama contra a Série B do Campeonato Brasileiro.

Com apenas sete jogos para o final do Brasileirão (Athletico-PR com um jogo a menos), cada time consegue somar no máximo 21 pontos. Porém, segundo o matemático a tendência é de que o “número mágico” para a permanência na elite do futebol brasileiro seja 46 pontos. Com isso, alguns times precisam de grandes arrancadas no final do campeonato.

  • Uma briga séria. O número garantido são 46 pontos para fugir do rebaixamento. Tem grande chance de escapar com 45, que é o número que todos falam e não é garantido. 46 garante, tem grande chance com 45 e 44 precisa ter sorte – afirmou Tristão Garcia.

Sobre as “vagas” do Z4, o matemático cravou que duas equipes já estão rebaixadas e que não conseguem mais se salvar da Série B.

Sobre as probabilidades de rebaixamento, Tristão mostra um grande equilíbrio entre os times que ainda tem possibilidade de queda, com nenhum dos nove times com mais de 50% de chances de queda.

  • Juventude 42% de risco, Bragantino 39%, Athletico-PR tem jogo a menos, mas não faz diferença no cálculo, com 25%, Corinthians com a vitória foi para 28% de risco, Vitória 30%. Ninguém tem um grande risco, mas alguém vai cair. Tem duas vagas em aberto. Fluminense 14%, Criciúma 18%, Grêmio com 7% e o Atlético-MG é um risco matemático. Eu diria que é a segunda página da tabela. Está muito em aberto o rebaixamento – analisou o matemático, que continuou, ao falar da dura sequência do Tricolor Gaúcho.
  • Ninguém vai ser rebaixado com uma derrota, mas fica obrigado na sequência. O Grêmio tem um jogo contra o Fluminense e depois pega o Palmeiras. 7% que pode crescer – completou.

Tristão Garcia também analisou o risco de rebaixamento de Corinthians ou Fluminense. Para fazer o cálculo, o matemático relembrou do ano passado, quando a queda entre Vasco e Santos era de 38%, e acabou se materializando no Alvinegro Praiano.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.