DLC Horizon Burning Shores recebe chuva de avaliações negativas por beijo lésbico
Apesar da boa avaliação por parte da crítica especializada, a DLC Horizon Burning Shores, lançada na última semana como conteúdo adicional para Horizon Forbidden West, está recebendo uma chuva de críticas negativas do público no agregador Metacritic que abaixou bastante a média da pontuação do game. A principal razão, a se notar pelas manifestações mais recentes dos usuários, está ligado a uma cena de beijo lésbico, entre as personagens Aloy e Seyka.
Se o game pontua 82 entre os críticos, o “review bombing” dos usuários está numa média de 2,7 pontos, de um total de 10, com 530 postagens negativas contra 170 positivas.
“Outro jogo arruinado pela agenda gay, para quê? As pessoas só querem se divertir, não ser doutrinadas. A Sony deve ter cuidado porque muitas marcas foram prejudicadas ao priorizar a agenda forçada pelos negócios. Nunca mais compro um jogo da Horizon”, afirma um usuário.
Historicamente, o mundo dos games encontra dificuldade ao trazer temas como inclusão, sobretudo em relação à comunidade LGBTQIA+ —e nesse caso parece haver um especial incômodo em relação a personagens que assumem sua sexualidade numa cena pontual.
É possível notar a incredulidade dos jogadores que, em suas reviews, dão nota zero citando que “a esquerda quer destruir o mundo”, “mais um personagem arruinado” e afins, com raras mensagens sobre o jogo em si, suas qualidades ou defeitos técnicos.
O Metacritic diz estar trabalhando há algum tempo numa moderação melhor desse tipo de conteúdo, inclusive impedindo publicações de usuários logo após o lançamento para que, de fato, só haja comentários de quem, possivelmente, já experimentou ou concluiu determinado game.