Cidade Invisível: conheça as lendas do folclore da 2ª temporada

0
Screenshot_6

Criada por Mirna Nogueira, Rodrigo Nogueira e Carlos Saldanha, Cidade Invisível é uma das séries brasileiras originais de maior sucesso na Netflix. Quando estreou, em fevereiro de 2021, a obra chamou a atenção por explorar diversas figuras marcantes do folclore brasileiro, como o Curupira e o Saci Pererê, por exemplo. Por isso, quando a 2ª temporada do seriado foi anunciada, muitos fãs já começaram a se perguntar quais outras lendas poderiam aparecer em Cidade Invisível?

Bem, com a chegada dos novos episódios do projeto à Netflix na última quarta-feira (22), já temos as respostas. Além dos já citados Curupira e Saci Pererê, Cuca, Boto-cor-de-rosa, Iara e Bicho Papão foram os principais personagens do folclore brasileiro presentes na primeira temporada de Cidade Invisível. Agora, na segunda parte da narrativa, outras figuras que vivem no imaginário dos brasileiros se juntam a eles.

Matinta Perê

Netflix

A primeira delas é Matinta Perê, ou Matinta Pereira, que é bem conhecida na região norte do Brasil e que, na série, é vivia pela atriz Letícia Spiller. Na produção, a personagem tem um visual mais sombrio e desleixado, com roupas surrupiadas e cabelos sujos, com a habilidade de se transformar em coruja e lançar gritos potentes.

A lenda conta que Matinta é uma velha bruxa capaz de se transformar em um pássaro todas as noites. Ela, então, pousa na casa de alguém e começa a assobiar até que o morador do local a prometa algo. No outro dia, ela retorna para cobrar o que lhe foi prometido e, caso não seja atendida, traz alguma tragédia a quem lhe enganou.

Mula sem Cabeça

Netflix

Outra lenda muito comentada que aparece na 2ª temporada de Cidade Invisível é a Mula sem Cabeça. Interpretada por Simone Spoladore, a personagem surge grandiosa em tela, com vários efeitos impressionantes. No maior estilo Fleabag, a lenda adotada na série mostra que a entidade surge de uma mulher que se apaixonou por um padre.

Boiuna

Netflix

Outra personagem folclórica proveniente da região norte do país vista em Cidade Invisível é Boiuna. Ela consiste em uma cobra gigante que, com seus olhos brilhantes, consegue atrair pessoas para comê-las — na série, os poderes são utilizados para hipnose.

A criatura também consegue se transformar em outras coisas e pessoas, se camuflando muito bem e enganando suas vítimas. Na série, quem vive a lenda é Zahy Tentehar e aparece como Débora, uma das principais antagonistas da trama.

Lobisomem

Netflix

O Lobisomem também é uma das surpresas da 2ª temporada da série brasileira. O monstro, que na verdade é um homem que se transforma em um enorme lobo sempre que há lua cheia, tem várias versões ao redor do mundo, mas suas origens costumam ser parecidas em todos os lugares.

Na série, a lenda é vivida por Tomás de França, adotando uma versão da história popular no Brasil: o menino lobo é o oitavo filho de um casal que só teve mulheres. Em seu aniversário de 13 anos, ele se transforma pela primeira vez.

Zaori

Netflix

Por fim, os novos capítulos do seriado também nos apresentam os Zaoris, personagens originários do sul do Brasil. Segundo os contos, os Zaoris seriam homens que nasceram durante sextas-feiras santas e, em vez de olhos comuns, possuem uma visão especial capaz de enxergar as riquezas do mundo (especialmente aquelas da terra, como ouro e pedras preciosas). Na produção, quem vive a figura é Mestre Sebá, como o personagem Lazo.

Será que uma 3ª temporada de Cidade Invisível pode trazer ainda mais lendas?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.