Netflix vai parar de funcionar em Fire TV e Fire TV Stick antigos; confira os modelos

0
26093216360018

Plataforma de streaming decidiu interromper o acesso ao aplicativo na primeira geração de dispositivos da Amazon, que já estava sem suporte pela fabricante

A plataforma de streaming Netflix vai deixar de funcionar em alguns modelos de Fire TV, o dispositivo de transmissão de conteúdo para televisores da Amazon. O serviço online encerrará as atividades nesses aparelhos a partir de junho deste ano.

A própria empresa de conteúdo começou a avisar por email os clientes que serão afetados e, em um comunicado ao site The Verge, uma porta-voz da Amazon também confirmou a decisão. Ao tentar abrir o aplicativo depois da data, os dispositivos vão exibir um código com os erros R4, R12, ou R25-1, que indicam que o eletrônico não é compatível com a plataforma.

Quais os aparelhos Fire TV afetados?

Ao todo, são três modelos de dispositivos da Amazon para televisores que perderão o acesso ao aplicativo da Netflix:

  • Fire TV box (1ª Geração);
  • Fire TV Stick (1ª Geração);
  • Fire TV Stick com Controle de Voz (1ª Geração).

Todos os modelos listados acima são os primeiros lançados pela Amazon para a respectiva categoria, já com mais de dez anos de vida. Eles já não recebiam atualizações de firmware há algum tempo pela própria companhia.

Apesar de não detalhar o motivo da ação, a Netflix diz na própria página de suporte que pode encerrar o suporte para aparelhos se eles “não puderem mais receber atualizações necessárias da fabricante ou suportar novos recursos“. Recentemente, a plataforma modificou a interface do serviço para TVs e fez mais mudanças internas em codecs e outras tecnologias de transmissão, que resultaram até na remoção de conteúdos como os episódios interativos.

O que é a linha Fire TV da Amazon

Fire TV é a linha da Amazon de dispositivos voltados para ajudar televisores na reprodução de conteúdos da internet, como plataformas de streaming. Indicados para aparelhos que não são da categoria “smart”, os modelos foram lançados como concorrentes diretos do Chromecast da Google.

Com o aparelho conectado a uma conta Amazon, é possível baixar aplicativos de plataformas como Netflix, HBO Max, Disney+, YouTube, Spotify e muitos outros.

undefined
A primeira geração do Fire TV Stick. (Imagem: Divulgação/Amazon)

Essa central de mídia começou no formato de uma TV box, mas o formato que mais se popularizou foi o Fire TV Stick — um aparelho de dimensões similares a um pendrive, conectado na entrada HDMI de um televisor. Esse modelo teve duas variantes, com ou sem suporte para a assistente pessoal Alexa.

Após a primeira geração, disponibilizada inicialmente nos Estados Unidos em 2014 e chegando só três anos depois ao Brasil, a Amazon diversificou a linha. Entre vários exemplos, ela introduziu uma versão Lite (menos potente, porém mais acessível em preço) e outra com suporte para conteúdos 4K.

Atualmente, a versão mais recente do Fire TV Stick HD custa R$ 304 na loja digital da Amazon no Brasil.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.