8 séries que continuaram após perder seu protagonista
Uma pergunta série e complicada para todos os fãs de séries: há como uma produção continuar sem o seu ou sua personagem principal? Sabemos que a resposta não é das mais simples, mas a questão voltou a ser debatida recentemente.
O motivo? Foi anunciada a saída de Kevin Costner da série Yellowstone, do Paramount+. O ator era o protagonista da narrativa, que, agora, conta com um futuro completamente incerto, mesmo sendo um grande sucesso televisivo. E a verdade é que vários outros seriados já passaram pela mesma situação ao longo da história
Aliás, que tal relembrarmos algumas das séries que perderam seus protagonistas, mas que optaram por seguir em frente mesmo assim? Dessa maneira, você consegue nos responder melhor a questão que formulamos no início deste texto. Vamos nessa?
8 – House of Cards
Abrindo a lista, temos a primeira série original da história da Netflix, House of Cards. A obra acompanhava o congressista Francis Underwood e sua mulher, Claire, que faziam de tudo para conquistar seus objetivos dentro da política.
Francis era vivido pelo veterano Kevin Spacey, que deixou a produção em 2017, antes da sexta e última temporada do show, após ser acusado de abusos sexuais e comportamentos inapropriados nos bastidores.
A solução narrativa foi promover Robin Wright, atriz que interpretava Claire, ao protagonismo da série da Netflix, para que esta pudesse ter um final minimamente digno.
7 – The Walking Dead
Apesar de The Walking Dead focar em grupos de sobreviventes em meio a um apocalipse zumbi, sempre houve um consenso de que Rick Grimes, vivido por Andrew Lincoln, era o protagonista da série. Porém, o ator deixou a produção após 9 temporadas, alegando que precisava passar mais tempo com sua família e que a alta carga de trabalho não o permitia fazê-lo.
Após o fato, TWD dividiu seu protagonismo entre o grupo principal de sobreviventes, especialmente em Maggie (Lauren Cohan), Negan (Jeffrey Dean Morgan) e Daryl (Norman Reedus). A narrativa teve mais duas temporadas, se encerrando em seu 11º ano.
6 – Máquina Mortífera
Outra série que perdeu um de seus protagonistas foi Máquina Mortífera, da Fox. Além de Damon Wayans (Eu, A Patroa e as Crianças), a obra era encabeçada por Clayne Crawford. Em 2018, todavia, Crawford foi demitido durante a segunda temporada da obra por conta de dois incidentes. No primeiro, ele teria reclamada de condições não seguras para atuar. No segundo, quando ele dirigia um dos episódios do show, outros reclamaram de que era ele quem não se importava com a segurança dos demais.
Na terceira temporada de Máquina Mortífera, Crawford foi substituído por Sean William Scott (American Pie), mas a narrativa não teve força para continuar além desse ponto.
5 – The Office
Considerada uma das melhores séries de comédia de todos os tempos, The Office também ganhou uma sobrevida após a saída de seu protagonista, o inconveniente Michael Scott, vivido por Steve Carell.
O “melhor chefe do mundo” deixou a série após a 7ª temporada e, a partir daí, a produção viveu por mais dois anos, ficando no ar até 2013, alcançando sua 9ª temporada.
Apesar de a obra seguir arrancando muitos risos dos fãs, a maioria dos espectadores concorda que, após Carell deixar o seriado, as coisas nunca mais foram as mesmas e a narrativa enfraqueceu.
4 – That ’70s Show
Por falar em comédias, That ’70s Show também tem seu lugarzinho nesta lista. Isso porque, durante a 7ª temporada da série, não um, mas dois nomes do elenco principal resolveram deixar a produção. Estamos falando de Topher Grace (que viva o protagonista Eric Forman) e Ashton Kutcher (que interpretava o brincalhão Michael Kelso).
A narrativa ainda seguiu por mais uma temporada na televisão, mas a qualidade da narrativa apenas caiu nos últimos episódios do seriado, que acabou sendo cancelado. Tanto Grace quanto Kutcher deixaram That ’70s Show para se dedicar ao cinema, mas reapareceram no series finale.
3 – Once Upon A Time
Se em That ’70s Show dois membros do elenco principal deixaram a série, em Once Upon A Time foram nada menos do que seis. Pois é, a série de fantasia criada por Adam Horowitz e Edward Kitsis não teve vida fácil após sua sexta temporada, quando diversos atores simplesmente abandonaram o projeto. Foram eles: Jennifer Morrison; Ginnifer Goodwin; Josh Dallas; Rebecca Mader; Jared S. Gilmore; e Emilie de Ravin.
A produção da ABC ainda contou com mais uma temporada após todas as baixas e tentou se reinventar, criando um salto temporal para explorar uma nova história. Porém, as coisas não deram muito certo e o show foi cancelado.
2 – Arquivo X
Arquivo X é um marco na televisão, sendo uma das maiores séries de ficção científica já produzidas. Contudo, os fãs da obra tiveram um baque e tanto após a sétima temporada do show, quando David Duchovny, que encarnava o agente Mulder, não retornou para a narrativa. O fiel parceiro de Scully (Gillian Anderson) foi abduzido por alienígenas no season finale da 7ª temporada e, a partir daí, não apareceu mais com regularidade.
A série ainda teve duas temporadas após a saída de Duchovny, que brigou com a chefia da 20th Century Fox por conta de questões financeiras e legais. Quem o substituiu em Arquivo X foi Robert Patrick, que surgiu como o agente John Doggett. Os espectadores, entretanto, nunca esqueceram de Mulder e ficaram bem chateados com sua redução de tempo de tela.
1 – Two and a Half Men
Por fim, um dos casos mais emblemáticos de séries que seguiram em frente sem seus protagonistas. Em Two And a Half Men, vimos a história de Charlie Harper, um músico alcoólatra e mulherengo que abriga seu irmão, Alan Harper, e seu sobrinho, Jake Harper, após ambos ficarem sem um lugar para morar. A partir daí, a vida de Charlie vira um inferno, já que seus parentes não são muito fáceis de se lidar.
Charlie Harper era interpretado por Charlie Sheen, enquanto a série, como um todo, era conduzida por seu criador, Chuck Lorre. Em determinado ponto, os dois entraram em conflito, e Sheen fez diversas acusações e xingamentos a Lorre, mostrando estar fora de controle. Como resultado, Sheen foi demitido da produção e não apareceu mais após a 8ª temporada.
Contudo, a obra ainda foi carregada por mais 4 temporadas, até seu 12º ano, e acrescentou um novo protagonista: Ashton Kutcher, que vivia o personagem Walden, um bilionário da tecnologia que comprou a antiga casa de Charlie.