6 curiosidades do Programa Silvio Santos, o mais duradouro da história
Muito antes de o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) entrar no ar no dia 19 de agosto de 1981, Silvio Santos já havia virado sinônimo de diversão nas tardes de domingo. No ar desde 1963, o Programa Silvio Santos é atualmente a atração de auditório e variedades mais duradoura de todo o mundo e continua sendo feito mesmo após o afastamento do apresentador.
Conhecida por ter a plateia mais animada da televisão brasileira, a atração passou por muitas mudanças durante suas mais de seis décadas de existência. No entanto, ela sempre contou com a participação ativa do público e de celebridades, que passaram por diversos quadros especiais.
Para relembrar o legado de Silvio Santos, que faleceu no sábado (17), confira com o Minha Série algumas das maiores curiosidades da história da atração.
6 curiosidades sobre o Programa Silvio Santos
1. O programa já teve muitas casas
O Programa Silvio Santos começou muito antes de o SBT existirFonte: Divulgação/SBT
Embora o SBT seja a casa do Programa Silvio Santos há mais de 40 anos, suas origens não datam da inauguração da emissora. A primeira versão foi uma ideia de Paulo Grammont, diretor da TV Paulista, que deu ao apresentador em 1963 a oportunidade de alugar duas horas da programação de domingo para transmitir a atração.
Em 1965, a TV Paulista foi adquirida pela Globo, fazendo de Santos um prestador de serviços para a emissora dos Marinho. Em 1976, o programa teve uma breve passagem pela TV Tupi, antes de chegar à Record em 1980, que foi sua última casa antes da obtenção da concessão que resultou na criação do SBT.
2. E muito apresentadores
Como durante boa parte de sua história o Programa Silvio Santos foi transmitido ao vivo, seu criador precisou encontrar alguns substitutos para cobrir seus períodos de folga e indisponibilidades. Durante os anos 1970, esse papel foi cumprido tanto por seu irmão, Leon Abravanel, quanto pelo apresentador Manuel da Nóbrega.
Já no final dos anos 1980, Santos passou a ver Gugu Liberato como seu sucessor natural, dando a ele alguns quadros e aparições pontuais no programa. No entanto, quando Santos se afastou de suas funções, em 2022, quem começou a comandar o show foi uma de suas herdeiras, Patrícia Abravanel.
3. O Programa Silvio Santos foi processado por seu jingle
Em novembro de 2011, o Programa Silvio Santos foi proibido de usar seu famoso jingle de abertura. A decisão foi resultado de um processo que o apresentador perdeu para Archimedes Messina, que vinha se arrastando desde 2001. A famosa música só voltou a ser usada em 2013, após um acordo entre as partes e um pagamento de R$ 5 milhões ao criador da música.
4. Já foi um agrupamento de programas
Durante um bom período de tempo, o Programa Silvio Santos na prática foi um agrupamento de programas como o Show de Calouros, Porta da Esperança, Show do Milhão e Qual é a Música?. No entanto, ele voltou a ser uma reunião de quadros em 2008, tendo mudado para a faixa das 20 horas a partir de 2009.
5. Sempre foi do apresentador
Apesar de ter passado por muitas emissoras, o Programa Silvio Santos nunca foi de ninguém a não ser de seu apresentador e criador. Ao contrário de outras atrações, que pertenciam às redes que as transmitiam, o show sempre operou na base do aluguel de horários antes de encontrar sua casa fixa no SBT.
6. O Programa Silvio Santos teve muitas polêmicas
Durante o final dos anos 2000 e década de 2010, o programa começou a gerar algumas polêmicas que resultaram em sua viralização nas redes sociais. Muita delas envolviam a jovem Maisa Silva, que era alvo constante das brincadeiras do apresentador, que nem sempre davam certo. Em uma delas, exibida em 2009, a garota saiu do palco chorando e gritando após a aparição em palco de um menino com o rosto pintado de forma assustadora.