14 melhores filmes de terror de 2023 (até agora)
11/10/2023 às 16:00
Jean Carlos Foss
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
O ano de 2023 foi um ótimo ano para quem ama cinema, com diversos lançamentos importantes e de grande impacto dentro da indústria e da cultura pop. Mas, se tivéssemos que destacar apenas um gênero, certamente, seria o de terror. Isso porque, neste ano, muitos filmes de terror excelentes viram à luz do dia, fazendo a felicidade daqueles que não negam boas histórias envolvendo fantasmas, demônios, assassinos, lendas macabras e por aí vai.
Uma das marcas do gênero de terror em 2023, aliás, foi a variedade. Como bem sabemos, o horror conta com dezenas de subgêneros e muitos deles foram contemplados nas obras lançadas neste ano. Portanto, se você estava curioso para saber quais foram os melhores filmes de terror de 2023 até agora, o momento chegou!
Abaixo, veja os 14 melhores filmes de terror do ano até aqui (sem ordem específica)!
14 – M3GAN
Dirigido por Gerard Johnstone e roteirizado por Akela Cooper e James Wan, M3GAN deixou muitos espectadores intrigados por conta de sua história, que traz uma boneca moderna medonha e mortal.
“Uma engenheira de robótica de uma empresa de brinquedos constrói uma boneca realista que começa a ganhar vida própria”, diz a sinopse do filme, que chegou até a ser comparado com Chucky: Brinquedo Assassino (1988).
13 – Pânico 6
Com Jenna Ortega, Melissa Barrera e Courteney Cox, o sexto filme da celebrada franquia Pânico também chegou com tudo aos cinemas em 2023, dando continuidade aos episódios sangrentos envolvendo o vilão Ghostface.
“Os sobreviventes dos assassinatos de Ghostface deixam Woodsboro para trás e iniciam um novo capítulo na cidade de Nova York”, revela a sinopse da obra, que é uma continuação direta de Pânico 5 (2022).
12 – Fale Comigo
Agora, o filme que é considerado por muitos como o melhor de 2023 quando o assunto é terror: Fale Comigo. Conduzido por Danny Philippou e Michael Philippou, o título tem a seguinte trama: “Um grupo de amigos descobre uma mão embalsamada que lhes permite conjurar espíritos. Viciado na emoção, um deles vai longe demais e abre a porta para o mundo espiritual”.
Se você curte longas-metragens de horror com boas doses de emoção e personagens bem desenvolvidos, vale a pena conferir!
11 – A Freira 2
Por falar em grandes lançamentos de 2023, temos A Freira 2, que foi um dos filmes de terror que mais lucraram em bilheteria no ano. Dirigido por Michael Chaves, o longa traz o terrível demônio disfarçado de freira para mais um embate mortal contra a Irmã Irene (Taissa Farmiga). “França, 1956. Um padre é assassinado. Um mal está se espalhando. A irmã Irene, mais uma vez, fica cara a cara com a força demoníaca Valak, a Freira”.
Se você acompanhou todos os filmes do universo de Invocação do Mal, não pode perder A Freira 2!
10 – Jogos Mortais X
O décimo filme da icônica franquia de Jogos Mortais, chamado Jogos Mortais X, está entre nós! Segundo muitos críticos e fãs em sites especializados, como o IMDb e o Rotten Tomatoes, a obra, dirigida por Kevin Greutert, é um das melhores da saga sangrenta, que teve início em 2004.
“John Kramer, doente e desesperado, viaja para o México para um procedimento médico experimental, na esperança de uma cura milagrosa para seu câncer, apenas para descobrir que toda a operação é uma farsa para fraudar os mais vulneráveis”, diz a sinopse.
9 – A Morte do Demônio: A Ascensão
Outra grandiosa franquia de terror que teve um novo filme lançado recentemente foi Evil Dead, conhecida no Brasil como A Morte do Demônio. O novo projeto, intitulado A Morte do Demônio: A Ascensão, foi responsável por injetar novo fôlego à série de filmes e se destacou em 2023.
“Beth visita sua irmã mais velha, Ellie, que está criando 3 filhos em um apartamento apertado em Los Angeles. A reunião familiar é interrompida quando elas encontram um livro demoníaco, o Necronomicon Ex-Mortis”, conta a sinopse.
8 – Ninguém Vai Te Salvar
Ninguém Vai Te Salvar é um dos lançamentos de terror mais recentes desta lista e, diferentemente da maioria dos títulos citados aqui, não recorre a fantasmas ou demônios para criar sua narrativa, mas, sim, a ataques alienígenas.
Na trama, uma moça isolada tem sua casa invadida por seres extraterrestres que parecem querer tomar toda a cidade. Agora, cabe a ela lutar contra as criaturas e tentar escapar do destino tenebroso dos demais.
7 – Sobrenatural: A Porta Vermelha
Sobrenatural, mais uma franquia forte dentro do universo de terror, ganhou seu quarto (e último?) filme em 2023. Chamado de Sobrenatural: A Porta Vermelha, a atração contou com a volta de seu elenco original e deu ponto final à história arrepiante da família Lambert.
“Josh Lambert segue para o leste para deixar seu filho, Dalton, na faculdade. Mas demônios reprimidos do passado voltam repentinamente para assombrar os dois”, diz a história.
6 – O Exorcista do Papa
Na sequência, temos O Exorcista do Papa, filme de terror conduzido por Julius Avery que, ao aliar horror, suspense e toques de drama, chamou bastante atenção dos cinéfilos neste ano. Russell Crowe estrela a narrativa, que é centrada em um padre que enfrenta um de seus casos mais perturbadores de possessão.
“Baseado nos arquivos reais do padre Gabriele Amorth, conhecido como o exorcista chefe do Vaticano, que, enquanto investigava a posse de um jovem, descobre que, durante séculos, no Vaticano, tentaram a todo custo manter a verdade escondida”.
5 – Infinity Pool
Estranhezas, bizarrices e muitos mistérios marcam Infinity Pool, filme de terror e suspense dirigido por Brandon Cronenberg. “James e Em Foster estão desfrutando de férias na ilha fictícia de La Tolqa quando um acidente fatal expõe a subcultura perversa do turismo hedonista, a violência imprudente e os horrores surreais do resort”, revela a trama.
Protagonizado por Alexander Skarsgård, Mia Goth e Cleopatra Coleman, Infinity Pool não é um filme muito fácil de assimilar, mas, certamente, merece sua atenção por sua narrativa desafiadora e por sua proposta “diferentona”.
4 – Good Boy
Um homem que se veste e se comporta como um cachorro? Temos! Em Good Boy, longa norueguês de Viljar Bøe, mergulhamos em uma história bizarra, na qual o personagem Christian (Gard Løkke) é dono de um cachorro que, na verdade, é um homem em uma fantasia. Porém, tudo muda quando Christian se envolve amorosamente com Sigrid (Katrine Lovise Øpstad Fredriksen), uma jovem que percebe algumas coisas bem estranhas no caso todo.
Se você é chegado em histórias surpreendentes e imprevisíveis, Good Boy é uma ótima pedida!
3 – Skinamarink: Canção de Ninar
Apesar de ser de 2022, Skinamarink: Canção de Ninar foi lançado no Brasil apenas em 2023 e consiste em um filme de terror bem mais experimental do que qualquer outro desta lista. “Duas crianças acordam no meio da noite e descobrem que seu pai desapareceu e que todas as janelas e portas de sua casa sumiram”, diz a sinopse do filme dirigido e escrito por Kyle Edward Ball.
Skinamarink: Canção de Ninar mantém mistérios ao longo de toda sua duração e traz uma experiência sensorial aterrorizante. Dica: assista à noite, em silêncio e com as luzes apagadas (se tiver coragem)!
2 – Huesera
“Raúl e Valeria querem ter um filho há muito tempo. Quando a gravidez é confirmada, a gestante é assombrada por uma presença estranha e horrível. Essa presença coloca em risco a vida do casal e de seu futuro bebê”, conta a trama de Huesera, obra mexicana de terror idealizada por Michelle Garza Cervera.
Além de cenas assustadoras, o longa traz discussões bem interessantes sobre gravidez e sobre assuntos ligados às mulheres.
1 – Perpetrator
Para encerrar, a diretora e roteirista Jennifer Reeder agraciou os fãs de terror com uma obra bem interessante em 2023, chamada Perpetrator. Unindo terror e drama, a obra conta com Melanie Liburd, Taylor Kinkead, Christopher Lowell, Kiah McKirnan, Vic Kuligoski, Tim Hopper, Alicia Silverstone, entre outros, no elenco principal.
“Jonny Baptiste é uma adolescente imprudente enviada para viver com sua distante tia Hildie. No evento de seu aniversário de 18 anos, ela experimenta uma metamorfose radical: um feitiço familiar que a redefine chamado Forevering”.