10 filmes da Marvel (e que não fazem parte do MCU) que merecem ser assistidos
Você provavelmente já deve saber que o Marvel Cinematic Universe (ou simplesmente MCU) é um universo de filmes e séries americanos centrados nos personagens da Marvel. As produções, é claro, são criadas pela Marvel Studios, e cruzam as diversas histórias em quadrinhos, curtas-metragens, séries de TV e séries digitais.
O primeiro filme lançado pelo MCU foi Homem de Ferro, de 2008, cuja história depois se cruzaria com Os Vingadores, de 2012. Mas engana-se quem pensa que os filmes da Marvel começam aqui.
Há excelentes produções de super-heróis feitas antes dessa época e que merecem ser conferidos até hoje. Quer saber mais? Então confira 10 indicações de filmes excelentes com os heróis da Marvel!
10. Motoqueiro Fantasma (2007)
Dirigido e escrito por Mark Steven Johnson, Motoqueiro Fantasma adapta os quadrinhos de mesmo nome da Marvel, e traz Nicolas Cage e Eva Mendes como seus protagonistas. A trama gira em torno de Johnny Blaze (Nicolas Cage), um sujeito que quando descobre que seu pai tem câncer terminal, faz um pacto com Mefistófeles para salvar a sua vida.
Em troca, Johnny se torna o Motoqueiro Fantasma à noite, um justiceiro que persegue demônios. Quando ele é enganado pelo próprio diabo, precisa mudar de cidade e passar a trabalhar como dublê, mas ainda é forçado para obedecer às ordens de Mefistófeles.
9. Hulk (2003)
O clássico filme Hulk, dirigido por Ang Lee, explora as origens de Bruce Banner (Eric Bana), um cientista que, ao consertar uma máquina de radiação gama, acaba sendo atingido pelos raios em um acidente. Depois dessa contaminação, Banner adquire a capacidade de se transformar em um enorme monstro verde toda vez que sente raiva.
Em meio à descoberta de seu novo poder, Bruce Banner passa por alguns problemas: ele precisa fugir da perseguição de militares dos Estados Unidos, ao mesmo tempo que entra em um conflito com seu pai.
8. Quarteto Fantástico (2005)
Quarteto Fantástico adapta os quadrinhos de mesmo nome, que foram lançados pela Marvel em 1961. Dentre os membros do grupo, estão Ioan Gruffudd (Senhor Fantástico), Jessica Alba (Mulher Invisível), Chris Evans (Tocha Humana), Michael Chiklis (Coisa) e Julian McMahon (Doutor Destino).
A história do filme começa quando um desastre atinge uma nave espacial, fazendo seus quatro tripulantes ganharem poderes. Após retornarem à Terra, eles precisam se adaptar lidar com o fato de que se tornaram verdadeiras celebridades.
7. Blade – O Caçador de Vampiros (1998)
Blade – O Caçador de Vampiros se baseia nas histórias em quadrinhos da Marvel, que foram criadas por Marv Wolfman e Gene Colan. Ele fala de um homem que, após ser contaminado pelo sangue de uma criatura das trevas, tornou-se um guerreiro imortal, meio homem, meio vampiro.
Depois dessa transformação, Blade (Wesley Snipes) passa então a se dedicar a caçar o líder dos mortos vivos e seus comparsas. O filme fez bastante sucesso e ganhou duas sequências, além de uma série lançada em 2006.
6. Demolidor: O Homem Sem Medo (2003)
Dirigido por Mark Steven Johnson, Demolidor: O Homem Sem Medo é baseado no personagem criado por Stan Lee. O filme acompanha o jovem Matt Murdock (Ben Affleck) que, depois de ficar cego por conta de um acidente, tem seus sentidos ampliados. Além disso, ele ganha um radar mental que faz com que consiga perceber o que ocorre em seu entorno.
Matt é também estudante de Direito, além de treinar artes marciais. Ele se torna então um advogado que à noite se torna assume a persona de Demolidor, um super-herói que usa suas habilidades para combater o crime.
5. O Espetacular Homem-Aranha (2012)
A quarta sequência dos filmes baseados no personagem Homem-Aranha é, na verdade, um reboot da série. Ou seja, O Espetacular Homem-Aranha pode inclusive ser visto antes dos três filmes anteriores.
A obra mostra Peter Parker (Andrew Garfield) como um rapaz tímido que começou a namorar sua colega Gwen Stacy (Emma Stone). Ele vive com os tios. Um dia, Parker descobre uma maleta misteriosa que pertenceu ao seu pai, o que faz começar a desvendar o que teria ocorrido com ele. Nessa jornada, vai acabar entrando em conflito com o vilão Lagarto (Rhys Ifans).
4. X-Men (2002)
O projeto do primeiro filme dos X-Men surgiu em 1989, com James Cameron. Mas quem acabou dirigindo o longa X-Men, em 2000, foi Bryan Singer. O filme traz um primeiro contato audiovisual ao universo dos X-Men, apresentando Wolverine (Hugh Jackman) e Vampira (Anna Paquin) em meio a um conflito entre o Professor Xavier (Patrick Stewart) e a Irmandade de Mutantes, comandada por Magneto (Ian McKellen).
A obra foi bastante aclamada pelos críticos de cinema, que a consideraram bastante fiel aos quadrinhos. Tornou-se um grande sucesso financeiro, abrindo caminho para que a franquia dos X-Men pudesse continuar sendo explorada.
3. X-Men 2 (2003)
O universo dos X-Men é amado por muita gente, que os acompanha desde os quadrinhos e que seguiu cultuando os mutantes depois que eles foram parar no cinema e na TV. O segundo filme da franquia, X-Men 2, tem direção de Bryan Singer e elenco estelar: Hugh Jackman, Halle Berry, Famke Janssen, James Marsden, Alan Cumming, Anna Paquin, Rebecca Romijn, Brian Cox, Ian McKellen e Patrick Stewart.
A história contada aqui é uma adaptação da graphic novel God Loves, Man Kills. A trama traz uma introdução aos X-Men e seus principais inimigos, reunidos dentro da Irmandade de Mutantes. No longa, o coronel genocida William Stryker lidera um assalto contra a escola do Professor Xavier para tentar construir sua versão de rastreamento de mutantes, de forma a eliminá-los da Terra.
2. Homem-Aranha (2002)
E se for para voltar mesmo às raízes, dá para assistir ao primeiro live-action de Homem Aranha. Dirigido por Sam Raimi, o filme traz Tobey Maguire como o super-herói, atuando ao lado de outras estrelas, como Willem Dafoe, Kirsten Dunst e James Franco.
A obra traz aos fãs um panorama da origem do Homem-Aranha, abordando o começo de sua trajetória como super-herói. Depois de ser picado por uma aranha, o adolescente Peter Parker passa a manifestar habilidades especiais, que se assemelham às características de um aracnídeo. Ele então resolve adotar uma identidade secreta e começa a combater o crime em Nova York, logo enfrentando o Duende Verde (papel de Dafoe).
Foi um sucesso estrondoso. O primeiro Homem-Aranha se tornou o primeiro filme a ultrapassar a marca de US$ 100 milhões em um único fim de semana, e abriu as portas para que vários outros filmes sobre este super-herói fossem produzidos.
1. Homem-Aranha 2 (2004)
O filme Homem-Aranha 2 é uma longa-metragem querido por muitos fãs deste super-herói. A obra tem direção de Sam Raimi (que havia se tornado famoso por conta do filme de terror cult The Evil Dead) e, mesmo sendo uma sequência, acompanha os primeiros passos de Peter Parker.
Aqui, o jovem fotógrafo está lutando para impedir que o cientista Dr. Otto Octavius (papel do experiente Alfred Molina) recrie o experimento que matou sua esposa e o tornou neurologicamente fundido a tentáculos mecânicos, tornando-se o perigoso Dr. Octopuss.
Lançado em 2004, Homem-Aranha 2 arrecadou US$ 40,4 milhões de bilheteria apenas em seu primeiro dia. O filme foi bem avaliado pela crítica especializada e logo se tornou um clássico entre as adaptações de HQs.